Cloud Computing Microsoft

Quer conhecer um pouco mais sobre o Cloud Computing Microsoft? Nesse artigo vamos abordar tudo sobre essa nova tecnologia. O armazenamento na nuvem, que é a tradução do termo Cloud Computing, chegou no mercado para renovar nossas ideias acerca de tudo aquilo que, um dia, imaginamos. Hoje é possível você ter um documento salvo fora do seu computador e ter acesso a ele a qualquer hora, em qualquer lugar. É justamente isso que o Cloud Computing te proporciona.

Toda essa facilidade, nada mais é que os reflexos da tecnologia desenvolvida há anos. Diante disso, a Microsoft, que é uma das maiores influências do mundo digital, também adotou essa ideia. Dessa aliança estamos consolidando, agora, um grande conceito de armazenamento na nuvem. Com a ajuda dos usuários, que estão aderindo de modo satisfatório à experiência de confiar os seus documentos a um servidor, a Microsoft está conseguindo melhorar o que já era bom.

Saiba mais sobre Cloud Computing na Amazon Brasil

Como veremos à seguir, é possível você reunir todos seus documentos em uma única conta, fora do seu dispositivo. E, a Microsoft Azura é a definição de que a tecnologia não tem limites. Pode ser repensada sob um mesmo aspecto diversas vezes, de muitas maneiras diferentes. Então, se você se interessou em conhecer mais sobre essa novidade da Microsoft, basta ler o artigo até o final e estar pronto para descobrir coisas incríveis sobre essa nova tecnologia. Vamos!

Tipos de serviços de Cloud Computing Microsoft

Bom, para começarmos a entender o funcionamento geral desse serviço, precisamos entender o básico. O início de tudo, onde se forma as etapas iniciais do armazenamento na nuvem Microsoft e é justamente isso que vamos revelar agora. Fique atento.

Para começar, devemos entender que a maioria dos serviços de Cloud Computing é divida em três amplas categorias, que são: IaaS – Infraestrutura como Serviço, PaaS – Plataforma como Serviço e SaaS Software como serviço. Na maioria das vezes, eles são denominados como pilha de computação em nuvem. Esse apelido se deve ao fato de que cada categoria é acoplada uma sobre a outra. Então, começaremos por aí, vamos entender o que são essas categorias e como conseguem ser tão diferentes e, unidas, ajudar a alcançar suas metas.

IaaS – Infraestrutura como serviço

Essa é a categoria inicial, mais básica, de serviços de armazenamento em nuvem. Com IaaS, é possível alugar qualquer infraestrutura de TI, servidores, máquinas virtuais, armazenamento, redes e alguns sistemas operacionais, proveniente de um provedor de nuvem e diretamente para uma base pré-paga. Você pode compreender melhor nessa explicação disponibilizada pela própria Microsoft Azura, sobre o que é IaaS.

PaaS – plataforma como serviço

Em seguida, podemos lidar com o PaaS – Plataforma como serviço. Nesse âmbito, ele se refere aos serviços de computação em nuvem. Todos eles fornecem um ambiente diferente sob demanda para realização de desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de um software. Essa plataforma como serviço foi criada visando facilitar para os desenvolvedores a criação de aplicativos móveis ou Web rapidamente.

Assim, eles não precisam se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de qualquer um de seus servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento. Entenda melhor nesse artigo sobre o que é PaaS.

SaaS – software como serviço

Por fim, o SaaS, que quer dizer software como serviço, é um método para fornecer aplicativos de software pela Internet, sob demanda. Isso é feito, normalmente, em uma base de assinaturas. Na categoria SaaS, os provedores da própria nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software e qualquer uma das infraestruturas subjacentes. Diante disso, prestam diversos tipos de manutenções, como atualizações de software e aplicação do importante patch de segurança. Dessa forma, seus usuários conectam o aplicativo pela Internet. Saiba o que é SaaS.

OneDrive – Cloud Computing Microsoft

Outra forma simples de obter seu armazenamento na nuvem Microsoft é através do popular programa OneDrive. Atualmente, ele é usado por milhões de brasileiros e traz ótimos benefícios para seus usuários. Portanto, se você lida diariamente com documentos e arquivos de extrema importância, seja para sua vida acadêmica ou profissional, o OneDrive é capaz de armazenar para você com segurança e eficiência.

Nele, você consegue além de armazenar, a possibilidade de compartilhar planilhas e documentos que podem ser alterados por um grupo de pessoas com a permissão de acesso. Então, se você ainda não é cadastrado e não tem sua conta no OneDrive, não perca tempo. Aproveite para se cadastrar agora e ter acesso a uma das maiores e melhores tecnologias do momento. Em pouco tempo de uso você conseguirá notar a praticidade do serviço.

Para que serve o Cloud Computing Microsoft?

Pode ser que você não saiba, mas há grandes chances de que esteja, nesse momento, usando computação em nuvem. É possível, claro, que mesmo sem perceber o serviço online que você utiliza para enviar email, editar documentos, ver filmes ou TV, ouvir alguma música, jogar ou armazenar fotos e outros arquivos, estejam sendo possibilitados pela computação em nuvem.

Como sabemos, o Cloud Computing Microsoft não é uma novidade. No entanto, desde os primeiros serviços de computação em nuvem, há apenas uma década, diversas organizações já demonstravam interesse em investir no segmento. Até mesmo aquelas de pequenas start-ups chegando até a corporações globais, de agências do governo e empresas sem fins lucrativos. Hoje em dia, todos estão passando a adotar essa nova tecnologia por diversos motivos.

A seguir, listamos algumas coisas que você consegue fazer com o recurso da nuvem:

  • Criar novos aplicativos e serviços;
  • Armazenar, fazer backup e recuperar dados;
  • Hospedar sites da Web e blogs;
  • Transmitir áudio e vídeo;
  • Fornecer software sob demanda;
  • Analisar dados para padrões e fazer previsões.

Essas são apenas algumas das possibilidades que estarão à sua disposição caso decida optar pelo serviço de Cloud Computing Microsoft. Se você gostou, basta fazer o seu cadastro aqui e começar a usar o Microsoft Azura. Os resultados serão excelentes e você poderá contar com a segurança de ter seus arquivos seguros e protegidos em um único lugar.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cloud Computing Microsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *