Cloud storage: Entenda o que é

Vamos abordar aqui tudo sobre Cloud Storage: Entenda o que é e como esse serviço pode ser usado de modo a facilitar e tornar mais amplo o armazenamento de arquivos. Primeiramente, em se tratando de definição, o Cloud Storage pode ser visto como o modelo de negócios em que há demanda para que seja feito o armazenamento remoto de certas informações. Tal demanda poderá ser suprida por meio da contratação de  pacotes disponíveis através de companhias que trabalham nesse setor. Outra forma seria pela construção de um próprio data center.

O que vale dizer é que os dados sincronizados, de maneira geral, ficam disponíveis para acesso via internet. Assim permitindo que você tenha seu total controle estando em qualquer lugar, mesmo que fora do ambiente em que o arquivo foi criado, ou seja, não precisa usar sempre um único dispositivo para acessa-lo.

Descubra para que serve o iCloud Drive

Para que você obtenha um uso mais eficiente e de forma que atenda realmente todas as suas expectativas, é preciso pesquisar. Para escolher a abordagem de nuvem que esteja mais adequada ao perfil da sua empresa, por exemplo, leva tempo. Isso acontece justamente pelo fato de que cada empresa tem um modelo. Esse é o maior desafio e você deve entender, primeiramente, como cada Cloud Storage  funciona. Hoje, são disponíveis no mercado apenas três maneiras de trabalhar com a nuvem. Se você ainda não as conhece, são: nuvem pública, privada ou híbrida.

Para quem não costuma ter muito acesso a esse tipo de informação e nem é muito ligado às tecnologias, pode parecer algo complexo. Mas, vamos te mostrar a seguir, que é algo simples e você mesmo pode passar a verificar as alternativas. Para isso, acompanhe o nosso artigo até o final. Valerá a pena.

Cloud Storage: Entenda o que é cada tipo desse serviço

Para começarmos a entender o que é Cloud Storage, temos que partir do início. A primeira coisa a se fazer é saber o que é como se diferenciam as nuvens dessa categoria.

A primeira forma do Cloud Storage está na Nuvem Pública. Como o próprio nome sugere, essa significa que toda a estrutura de um servidor específico é compartilhada. Assim, ela poderá ser ultilizada por múltiplos usuários. Todos os custos de contratação e manutenção tendem a ser menores, visto que esse é um tipo de uso de compartilhamento. Vale ressaltar que, apesar disso, não significa que um terá acesso às informações do outro. Elas serão públicas no sentido de que usarão um único servidor, mas cada um terá acesso acesso à sua própria conta.

A Nuvem Privada, por sua vez, tem como objetivo principal fornecer um ambiente digital dedicado a cada um de seus clientes. Esse também é o caso quando você tem uma empresa que opta por criar seu próprio data center. Genial, não é mesmo? Essa é uma incrível abordagem diferenciada, que possui duas características de valor, que é o controle amplo sobre todos os dados armazenados e suas respectivas configurações, bem como um custo de manutenção um pouco mais elevado, quando se compara com a nuvem pública, citada acima.

Por fim, a Nuvem Híbrida surge como alternativa. Ou seja, o meio termo que visa combinar as melhores características de cada um dos modelos citados. É muito indicada para empresas que buscam manter como sendo públicas apenas uma parte dos serviços utilizados. No entanto, fica diante de informações armazenadas que precisam ser acessadas por parceiros e, num mesmo espaço tempo, queiram assegurar um ambiente seguro e privado para outros registros também sensíveis.

Os benefícios do cloud storage

De acordo com o que vimos nos tópicos anteriores, podemos concluir que o Cloud Storage nada mais é que uma estratégia eficiente. Toda essa facilidade é voltada para um única finalidade, que é reduzir o custo de sua empresa. A ideia é que essa redução atinja, principalmente, o setor de gerenciamento de informações digitais.

Além disso, outra especialidade do Cloud Storage é simplificar a administração da TI. Consequentemente, aumenta a segurança e escalabilidade da sua infraestrutura. Saiba mais a seguir, com todas as vantagens específicas do Cloud Storage: entenda o que é e como funciona cada uma delas.

Gestão simplificada

Nesse quesito podemos avaliar a presença de Cloud Storage com métodos de contratação mais simples. Toda essa flexibilidade acaba sendo positiva para o seu negócio, pois diminuem as chances de sua empresa ter alguma surpresa desagradável no fim do mês.

Segurança aplicável

A maioria das soluções de armazenamento remoto efetuam backups programados. Isso quer dizer que todas as informações estarão sempre atualizadas e utilizando métodos de criptografia de ponta. Isso resulta nos dados da sua empresa sempre protegidos e reduz os riscos à privacidade de seus usuários.

Mobilidade em alta

Armazenar seus dados na nuvem permite que eles sejam acessados de qualquer lugar do mundo. A única coisa que você precisa é ter à sua disposição uma conexão com a internet. Isso quer dizer que seus colaboradores podem continuar produzindo mesmo fora do escritório. O resultado não poderia ser outro: sua produtividade será cada vez maior.

Custos e escalabilidade reduzidos

Cloud storage: entenda o que é cada uma das opções para ter um melhor desempenho. Por exemplo, ao optar pelo público ou híbrido você diminui drasticamente todos os custos de sua empresa no quesito de armazenamento de arquivos. Isso pelo fato de que na nuvem não há necessidade de se preocupar com a gestão de espaço.

Quais são os melhores servidores de Cloud Storage

Cloud Storage: entenda o que é um servidor muito acessado. Isso quer dizer, apenas, que é um servidor que fornece armazenamento para várias empresas. E, essa é uma opção que você deve avaliar, pois quanto mais conhecido, mais chances de ser um servidor de confiança. Isso é muito importante, principalmente para você que quer investir na sua empresa.

Para te ajudar, vamos listar a seguir, os melhores servidores de Cloud Storage. Assim, você poderá escolher aquele que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Veja:

Agora, você tem algumas opções e pode começar a conhecer, na prática, o Cloud Storage. Aproveite!

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cloud storage: Entenda o que é

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *