Empresas que utilizam Cloud Computing

A quantidade de empresas que utilizam Cloud Computing vem crescendo cada vez mais. Esse tipo de tecnologia está se mostrando muito eficiente na criação e efetivação de documentos e arquivos que são importantes para a empresa. Por exemplo, quando mais de um setor ou funcionário precisam de um mesmo arquivo, antigamente mandavam por e-mail, de um para o outro, substituindo o antigo pelo mais recente, devido às alterações. No entanto, agora não é mais preciso fazer dessa forma. Basta disponibilizar o arquivo na nuvem, permitir acesso das outras pessoas que poderão modificar o arquivo e aquele mesmo documento salvará, automaticamente, qualquer mudança que tenha sido feita.

Para ressaltar ainda mais a segurança e a eficiência da nuvem, ela registra, por exemplo, qual usuário fez determinada modificação. É realmente algo incrível. Justamente por isso, as empresas estão decidindo adotar esse serviço. Agora mesmo vamos entender um pouco mais sobre a importância de cloud computing para startups e grandes empresas do Brasil e do mundo.

Baixe seu tutorial sobre Cloud Computing em PDF

Nos últimos dez anos, ficou extremamente visível que as empresas deveriam ter a internet e outras tecnologias como aliadas. Diante disso, houve um crescimento na quantidade de empresas de médio a grande porte no Brasil que decidiram aderir ao formato de Cloud Computing. Esse inovador modelo de computação em nuvem, tem sido responsável pelo trabalho ágil e eficiente dessas empresas.

Vantagens para empresas que utilizam Cloud Computing

Como vimos acima, essa é uma grande tendência há mais de uma década. O armazenamento em nuvem chamou a atenção de grandes empresários e hoje é indispensável para grandes empresas. Se você ainda não teve a oportunidade de ver como funciona o serviço de cloud computing para uma empresa e quais são os benefícios que elas podem proporcionar, não se preocupe. Separamos uma lista de tudo aquilo que fica melhor nas empresas que utilizam Cloud Computing.

Ao final do artigo, traremos alguns exemplos de empresas que usam armazenamento na nuvem para criar seus produtos. Além disso, melhoram seu desempenho e o facilita o serviços do funcionário em diversos aspectos. Veja a seguir alguns deles:

1. Segurança para acessar seus arquivos

Com o Cloud Computing, você terá mais segurança quando quiser acessar suas informações na rede. Isso poderá trazer uma série de benefícios, primeiramente, você pode acessar a qualquer hora e de qualquer lugar. Mas, talvez, a principal vantagem disso tudo esteja no fato de que o seu conteúdo pode ser acessado de forma segura e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Ou seja, esteja você utilizando smartphone, tablet ou computador, não importa. Basta o acesso a internet para realizar o seu login com usuário e senha, que você terá acesso à sua rede.

2. Mobilidade

A mobilidade, que também pode ser tratada como flexibilidade, é trazida pelos serviços que utilizam cloud computing. Elas permite que o administrador se liberte do tradicional modelo de desktop. Como podemos concluir, a rotina nos dias atuais é completamente movimentada e a tecnologia deve, sem dúvidas, acompanhar aquele que a administra. Pense você, por exemplo, que no momento de uma negociação em um almoço o diretor de uma empresa qualquer precise consultar informações sobre o assunto que vocês estão tratando antes de fechar o negócio. Seria totalmente importante seos documentos e arquivos da empresa estivessem online e as informações pudessem ser acessadas de imediato a partir de qualquer dispositivo móvel, seja seu notebook ou mesmo de um smartphone, certo? Pois bem, isso é totalmente possível com seu Cloud Computing.

3. Segurança

Talvez esse seja o benefício mais importante para as empresas que utilizam Cloud Computing. Isso porque sem o armazenamento em nuvem, todas as informações da empresa são mantidas em servidores locais ou em discos rígidos podem ser perdidas na eventualidade, ou devido a alguma pane ou erro físico. Podendo acontecer mesmo com a realização periódica de backups. Em contrapartida,a possibilidade de perderalgum tipo de informação que esteja armazenadas em nuvem é muito menor.Na nuvem, os dados são administrados por especialistas de TI e servidores cuja manutenção e gerenciamento é feita de forma estritamente minuciosa.

4. Sustentabilidade

Há também uma outra questão importante, mas pouco comentada, que é um das principais vantagens da cloud computing: a sustentabilidade. Esse é um outro valor que o serviço tem adquirido de especial relevância no mundo corporativo. O fato de poder implementar a virtualização da maioria de seus arquivos leva, naturalmente, a empresa a poupar os seguintes itens: energia, espaço, refrigeração e dióxido de carbono. Além disso, há uma visível facilidade de acesso à informação, o que reduz significativamente a necessidade de utilização de papel para impressões.

5. Otimização

Considerando o fato de que a maioria das empresas possuem grande variação de demanda ao longo do tempo e, consequentemente, isso pode fazer com que o investimento em uma máquina muito poderosa não seja justificável, pois, de fato ela ficará ociosa durante boa parte do tempo, surge o armazenamento na nuvem. Até mesmo porque a empresa não pode trabalhar com máquinas com capacidade menor do que a necessária durante os momentos picos. Então, nesse quesito, os benefícios de usar Cloud Computing é que eles oferecem uma solução ideal, pois o processo de upgrade e downgrade é feito de acordo com as necessidades de sua empresa.

6. Economia

Esse é o atrativo do Cloud Computing para empresas. A vantagem da computação na nuvem, inclusive, poderia ser recomendada apenas levando em consideração esse único quesito. Partindo do ponto de vista da redução de despesas, bem como as outras vantagens já citamos e ainda vamos citar, a economia que pode ser feita pela empresa ao adotar o armazenamento em nuvem é surreal. Com essas vantagens da cloud computing, torna-se desnecessária a contratação de serviços de suporte técnico, que são aqueles chamados helpdesk e, nem mesmo, a aquisição e manutenção de seus servidores. Tudo isso estará incluso no pacote da empresa escolhida por você.

Exemplos de empresas que utilizam Cloud Computing

Agora vamos ver alguns exemplos de grandes empresas que aderiram Cloud Computing em seu funcionamento. Confira:

  • Shell;
  • Ticketmaster;
  • GOL Linhas Aéreas;
  • Unilever;
  • Nasa;
  • Nasdaq;
  • Amazon.

Gostou? Agora você pode conhecer aqui algumas opções de servidores de Cloud Computing para sua empresa.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Empresas que utilizam Cloud Computing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *