O que é Cloud Computing

Para você que não sabe o que é Cloud Computing, saiba que apesar do termo não ser muito conhecido, com certeza você já usou isso de alguma forma. Principalmente, se você está sempre conectado à tecnologia. Na sua forma de tradução mais exata, Cloud Computing significa “Computação em nuvem”. Isso quer dizer que é a forma de armazenar o que há no seu dispositivo na chamada “nuvem”. Mas qual é a finalidade disso e como essa ferramenta pode te ajudar no seu cotidiano?

Pois bem, essa é uma forma de manter seus arquivos e documentos salvos de maneira segura, pois caso o seu computador, celular, tablet estrague, você poderá recorrer ao serviço da nuvem. Outra facilidade é que você economiza a memória dos seus dispositivos. Isso porque para acessar os conteúdos precisa apenas de uma boa conexão com a internet e um navegador. Com tantas vantagens, esse modelo vem ganhando espaço no mercado.

Além disso, quando você precisa aumentar a capacidade de armazenamento do seu Cloud, basta solicitar o upgrade. Então, quando o usuário descobre o que fazer com Cloud Computing, ele se vê diante de uma ótima ferramenta de trabalho. Com esse facilidade, você pode não só salvar arquivos de trabalho, como familiares, escolares e pessoais, de forma segura e sem grandes custos. Inclusive, se você não quer ter nenhum gasto com esse serviço, você pode começar usando o plano gratuito do sistema escolhido por você.

Se ainda não conhece ou quer aprender mais sobre essa ferramenta, veja seguir as dicas que separamos para você tirar o melhor proveito dessa nova modalidade de armazenamento de arquivos na nuvem. Isso pode ser prático e de grande proveito para você. Basta acompanhar com a gente e saber as melhores opções e vantagens do Cloud Computing.

Dicas de uso e o que é Cloud Computing

O funcionamento dessa nova tecnologia é bem simples apesar da maioria das pessoas pensarem que é difícil e complicado. Por isso,  para atingir os propósitos de usuários, vamos mostrar as formas de como usar Cloud Computing. Você vai descobrir agora que existem diferentes modelos de cloud computing. E, claro, como funciona cada um deles e para quem são mais indicados.

  • Privada

No modelo de rede privada, é construído uma computação na nuvem apenas para um usuário. Então tudo acontece de forma direcionada a ele, inclusive no que se refere ao armazenamento dos dados de seus dispositivos e à segurança de acesso do usuário. De maneira geral, podemos caracterizar que a nuvem é privada bem como o processo de infraestrutura desse serviço também. Ou seja, eles são mantidos pelo próprio usuário e proprietário daquela rede.

  • Pública

Essa é a forma de armazenamento em nuvem mais comum e fácil de ser encontrada. Nele, toda a infraestrutura de funcionamento, até mesmo suas aplicações necessárias são contratadas visando o uso de diversas pessoas. Ou até mesmo de empresas, que, em alguns momentos, compartilham todos os componentes e, assim, mesmo que utilizem individualmente é possível que não tenham acesso a plataformas e dados alheios dos outros usuários. Muito prático e eficaz.

  • Híbrida

Já no modelo da computação em nuvem híbrida, ela existe quando é utilizado mais de um tipo do serviço de armazenamento. Por exemplo, quando a empresa pretende manter sua rede fechada, conhecido como cloud privado, mas mesmo assim contar com a plataforma pública para situações em que a capacidade tiver que ser multiplicada e a infraestrutura utilizada no modo privado não contar com espaço suficiente.

Essas plataformas dependem de como o aplicativo escolhido por você, trabalha. Mas é possível, na maioria deles, que você escolha o modelo que pretende usar.

Vantagens de usar Cloud Computing – Armazenamento em nuvem

Agora que conhecemos um pouco mais sobre o armazenamento, o que é Cloud Computing e como ele pode ser contratado, devemos saber os motivos que o levam a ser uma boa ferramenta. Até mesmo pelo fato de que muitas pessoas deixam de usar por pensar que se trata de algo complexo. No entanto, é bem simples. Veja:

  • Com o Cloud Computing, você precisará investir menos em hardwares, pois com a nuvem você paga somente o que utilizar e quando usar a ferramenta;
  • Há uma flexibilidade, pois é possível escalonar e determinar qual a sua demanda de armazenamento de acordo com o que você vai salvar;
  • A rapidez e velocidade com que você tem acesso aos recursos de TI com apenas um clique, você acaba reduzindo drasticamente o tempo necessário para disponibilizar tais recursos que antes demoravam semanas em apenas alguns minutos;
  • Uma grande redução de gastos em manutenção, pois ao optar pela computação em nuvem você pode focar nos seus clientes ao invés de ficar se preocupando em como manter sua infraestrutura de TI funcionando sempre de modo eficiente.

A partir disso, não restam dúvidas de que esse é um método bastante interessante para usar no seu cotidiano.

Quais são os melhores Cloud Computing – Aplicativos

Na hora de escolher qual prestador de armazenamento em nuvem, pode bater uma dúvida. Pensando nisso, separamos algumas empresas que prestam esse serviço. É bom comparar e até mesmo utilizar o plano grátis por alguns dias para ver mais sobre a ferramenta. Assim, certamente você vai saber mais sobre o que é Cloud Computing e qual é a melhor.

Por isso, se você quer fazer uma boa escolha, veja a seguir quais são os serviços mais indicados:

No Brasil, o mais usado atualmente é o Dropbox. Então, se você quer ter sua primeira experiência com o Cloud Computing, essa é a melhor opção. O Dropbox está disponível tanto para computador, celular e tablets. Além disso, ele oferece serviços completos de armazenagem para você e sua empresa. Além de armazena, você pode compartilhar seus arquivos com outros usuários da plataforma.

São ótimas utilidades que facilitam sua vida e fazem com que sua experiência seja ainda mais completa. Visto que você já sabe o que é Cloud Computing e quais as melhores plataformas, agora você só precisa baixar o aplicativo, fazer o seu cadastro e começar a usar.