Empresas de Cloud Computing no Brasil

Estamos acompanhando um crescimento de empresas de Cloud Computing no Brasil e, agora, vamos entender os motivos. Como pode uma empresa optar pelo Brasil diante da crise que estamos vivendo? Pois bem, essa é uma questão muito importante e que precisa ser analisada com muito critério.

Para começar, podemos pensar em quantas empresas brasileiras utilizam o serviço de Cloud Computing. Digo isso, pois o Brasil acomoda várias grandes empresas e isso faz com que o armazenamento em nuvem seja ainda mais usado. Além do mais, essa é uma grande aposta das empresas de Cloud Computing: ganhar espaço no mercado corporativo. Quanto mais empresas fizerem parte e aderirem ao uso dessa nova tecnologia, mais forte o nosso país estará como local escolhido pelos servidores de armazenamento na nuvem.

Conheça o Cloud Computing Microsoft

Justamente por isso, há uma grande expectativa para que outros grandes servidores de Cloud Computing venham se instalar no Brasil. Todo esse interesse diz respeito à infraestrutura que o nosso país possuí para receber grandes servidores. Assim, criar uma central de computação em nuvem no Brasil é bastante vantajoso. A seguir, vamos conhecer algumas grandes empresas que já se fixaram no nosso país visando os benefícios e a qualidade da nuvem brasileira.

Se você quer conhecer cada uma delas e ficar por dentro das mudanças que isso pode provocar nos rumos das empresas, basta conferir o nosso artigo até o final. Vamos apresentar as três maiores empresas que decidiram apostar no Brasil.

Quais são as empresas de Cloud Computing no Brasil?

O Brasil conta hoje com 3 grandes empresas de Cloud Computing instaladas aqui e “usando a nossa nuvem”. São elas: Google, Amazon e Microsoft. Tudo o que você encontrar referente a essas empresas, você sabe, logo de cara, que são super preparadas e respeitadas no mundo todo.

Google Cloud Computing Brasil

A Google, por exemplo, anunciou no fim do ano passado que iniciaria os seus serviços no Brasil. Será uma grande central de computação em nuvem. Com ela, virá junto uma série de novos produtos voltados para empresas brasileiras. Essa nova estrutura tem como sede a grande capital São Paulo.

A plataforma é dedicada a empresas e oferece sistemas integrados que incluem garantias em todos os níveis de serviço, com todos os componentes integrados e para o ponto de precificação que o cliente escolher. O Google Cloud inclui tudo de Google Cloud Platform, que são aplicações de colaboração e produtividade, chamadas de G Suite, e todas as ferramentas e APIs de Machine Learning, APIs empresariais de mapas, smartphones e tablets Android e os Chromebooks que acessam a nuvem.

Amazon Cloud Computing Brasil

A Amazon também é uma das mais importantes empresas que atuam no ramo de tecnologia. Além de prestar serviços avançados, começou a investir no serviço de armazenamento na nuvem. Também, começa a promover a  contratação de serviços de baixo custo e alta qualidade em todo território nacional. Isso quer dizer que, os sites estão mais rápidos, os serviços melhores e, principalmente, custos menores.

Consequentemente, o impacto da vinda da Amazon Cloud, há mais de 5 anos atrás, para o Brasil continua a afetar diretamente outras empresas de hospedagem, pois elas vão ter que investir muito mais em qualidade e otimização de recursos do que faziam antes. Em outra vertente, indiretamente, isso pode influenciar, sim, no bolso do consumidor e na qualidade dos serviços prestados.

Microsoft Cloud Computing Brasil

A Microsoft é outra grande empresa que decidiu se instalar na “nuvem” brasileira. Oferecendo, inicialmente, o serviço de SkyDrive, agora foi atualizado para OneDrive e os resultados foram incríveis. Possui milhares de usuários e todos muito satisfeitos com o armazenamento inicial de 15GB. Essa é uma prática muito importante, pois a Microsoft uni com ela os aplicativos mais usados, que são: Excel, Word, PowerPoint, Outlook e, agora, consequentemente, o OneDrive. Assim, não tem como o usuário não estar conectado à sua nuvem a todo momento.

Pode ser, até mesmo, involuntariamente. Mas hoje praticamente todos os usuários desses aplicativos estão usando o serviço de nuvem sem saber. A vinda da Microsoft consolidou o Brasil como rota importante para  o serviço de Cloud Computing e isso é muito bom para a nossa economia e para dar mais visibilidade à nossa tecnologia.

Além disso, a empresa desenvolveu a Microsoft Azure, que é uma outra plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem. Ou seja, não é como o OneDrive que armazena documentos, mas sim executa aplicativos e diversos outros serviços que são usados pelas grandes empresas.

Quem usa o serviço das empresas de Cloud Computing no Brasil?

O serviço de Cloud Computing está muito popularizado. É bastante comum você ver, o tempo todo, alguém por perto usando o armazenamento na nuvem. O mais incrível disso é que se expandiu e não é apenas o usuário comum que pode usufruir desse novo conceito de tecnologia, as empresas também. Não importa, por exemplo, se a sua empresa é grande, média ou pequena. O serviço de Cloud será totalmente útil para você desempenhar suas atividades diárias juntamente com seus colaboradores.

Falamos sobre isso em outro artigo e também exemplificamos os tipos de nuvens que podem ser usados por cada tipo de empresa. Essa aceitação foi muito grande e pode ter sido isso que motivou a instalação de grandes empresas de Cloud Computing no Brasil. Agora, o serviço vem se mostrando ainda mais útil e tem ganhando mais visibilidade das pessoas. Todos nós sabemos que um computador pode dar problema e estragar justamente no dia que você precisa de um documento muito importante que está nele. Diante dessa situação, só tínhamos o desespero, não é mesmo? Pois bem, agora você pode deixar todos seus arquivos, intactos, salvos no seu Cloud.

É incrível como em poucos minutos você consegue proteger seus arquivos, fotos e documentos de maneira segura, sem que outras pessoas tenham acesso e as quais você pode visualizar em qualquer dispositivo, basta acessar com o seu login e senha. Se você gostou das empresas de cloud computing no Brasil, não deixe de se cadastrar a uma delas.