Segurança do Cloud Computing

Você já pensou na segurança do Cloud Computing? Essa é uma das novas tendências do mundo digital e tem como um de seus objetivos manter os seus arquivos sempre seguros. O quanto isso pode beneficiar o seu trabalho e, até mesmo, em questões pessoais. Todos nós temos arquivos e documentos que gostaríamos de manter protegidos, não é mesmo? Então, diante disso, a tecnologia Cloud Computing ganha cada vez mais adeptos, espaço e notoriedade entre as pessoas e empresas. Seu método diferenciado de lidar e entregar o serviço de armazenamento, faz com que essa ferramenta se mostre bastante eficiente.

De algum tempo para cá, as empresas de pequeno a grande porte passaram a optar por sistemas e serviços menos burocráticos. Alternativas que agreguem praticidade, facilidade e que, com isso, otimizem seu tempo e os resultados da empresa. Dentre os resultados obtidos pelas empresas que decidem optam pela implantação e utilização do armazenamento na nuvem, estão: melhoria na comunicação interna com os funcionários e externa com os clientes, agilidade nos serviços prestados, trabalho colaborativo e redução de custos.

Conheça as empresas que utilizam Cloud Computing

Assim como qualquer outro recurso que depende da tecnologia, a computação na nuvem requer atenção e cuidado. Assim, você consegue garantir um uso seguro e confiável. A seguir, vamos ver como você pode utilizar da melhor maneira possível, com eficiência e, acima de tudo, com segurança, os serviços de Cloud Computing.

Portanto, se você quer seguir as nossas dicas e aprender como usar corretamente o Cloud Computing, com o máximo de segurança, basta acompanhar esse artigo até o final. Daremos algumas dicas que você, certamente, ainda não sabia, mas que podem tornar seu armazenamento na nuvem mais protegido.

Vantagens e segurança do Cloud Computing

Não é de se espantar que muitos se sintam receosos com relação ao processo de segurança da computação na nuvem. É claro que, independente disso, vários fatores precisam ser considerados para que se tenha convicção da segurança do Cloud Computing. No entanto, essa tecnologia é totalmente confiável, diga-se de passagem. Para que seja possível desfrutar de uma experiência agradável e segura no armazenamento na nuvem, você precisa considerar os seguintes elementos: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Quando se trata dos dois primeiros itens, confidencialidade e integridade, sabemos que ambos dependem basicamente de medidas de segurança. Podem ser considerados, então, o firewall ativo com bloqueios e rotas definidas para evitar intrusos, manter todos os seus equipamentos e dispositivos eletrônicos com proteção ativa e atualizada contra vírus, spyware e qualquer outro tipo de dano que possa se instalar no sistema, além disso, é imprescindível a realização de manutenções periódicas.

E quanto ao terceiro item, a disponibilidade, para garantir a segurança dos dados, outras medidas são fundamentais: não se esquecer de usar somente ferramentas seguras e nas quais você já tenha confiança; controlar com afinco sobre quem e quando os seus documentos foram acessados. Isso, apesar de não parecer, é importante, pois saber o que está sendo falado e compartilhado pode te ajudar a manter seus arquivos protegidos. Outro quesito indispensável é, sem dúvidas, você escolher um provedor de nuvem que garanta a segurança de toda sua infraestrutura. A seguir vamos ver quais são os servidores confiáveis de Cloud Computing.

Como manter a segurança do Cloud Computing

Para você que ainda quer manter o seu serviço de Cloud Computing seguro e confiável. Veja a lista abaixo com o que você deve fazer para ter um acesso protegido ao seu armazenamento na nuvem. Confira:

  • Backup automático

Por ter uma infraestrutura diferente de servidores internos, que somos acostumados a lidar, no Cloud Computing a probabilidade de falha e perda de informações é muito menor. Isso ocorre porque você poderá ter sempre uma cópia dos dados essenciais tanto do seu uso pessoal, quanto da sua empresa. Inclusive, a maior parte dos fornecedores que oferecem esse serviço dispõe de backups automáticos para evitar perda de dados em caso de falhas, por exemplo.

  • Privacidade de acesso

Umas das maiores vantagens do Cloud Computing é a facilidade de acesso. Você pode usar tudo o que está na sua nuvem a qualquer hora e de qualquer lugar. A única coisa que você vai precisar é de uma boa conexão com a internet. Seja por meio de um computador ou até mesmo dispositivos móveis, como notebook e smartphone. Dessa forma, não há mais necessidade de estar no escritório ou em casa para ter acesso a um de seus arquivos.

No entanto, é bom se precaver e adotar algumas medidas de segurança. Veja quais:

  • Controle de acesso de usuários;
  • Senhas;
  • Criptografia na transmissão de dados;
  • Criação de VLAN’s e VPN.

Com isso, é possível manter os seus documentos sempre em segurança e protegidos.

  • Otimização de tempo

Quando você tem acesso a servidores internos, é necessário que as empresas tenham pessoas especializadas em segurança para que seus dados continuem em sigilo e livres de ataques online de vírus, por exemplo. No caso do Cloud Computing é tudo automático.

Como escolher servidor seguro de Cloud Computing

O mercado atual oferece uma grande variedade de servidores de Cloud Computing confiáveis. No entanto, no meio deles, estão aqueles que não são tão confiáveis assim. Nossa dica é escolher aquele que você, pelo menos, já ouviu falar e tem boas referências. Para te ajudar, listaremos logo abaixo uma variedade de servidores para que você possa escolher o seu. Veja quais são:

Os três primeiros, Dropbox, OneDrive e Google Drive são os mais usados pelos brasileiros. São ótimos e totalmente confiáveis. Se você ainda não conhece nenhum deles, basta acessar os links, clicando na lista acima e, assim, você será direcionado ao site de cada um. No site é possível se cadastrar e começar a usar agora mesmo o armazenamento na nuvem. Ao se cadastrar, você terá o seu login de acesso e isso serve para  individualizar a sua nuvem, ou seja, somente você terá acesso a ela.

O login é muito importante, pois é uma das medidas de segurança do Cloud Computing. Portanto, escolha uma senha que apenas você saiba, para que nenhuma outra pessoa consiga ter acesso à sua conta.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Segurança do Cloud Computing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *