Cloud X Servidor Dedicado

Com o avanço da internet e tudo o que ela tem para nos oferecer, uma das suas abrangência foi o setor empresarial. Hoje em dia ficou mais fácil conseguir disponibilizar o conteúdo da sua empresa na internet, por exemplo. Você pode compartilhar desde uma simples página do seu negócio até mesmo um serviço de grande complexidade. Porém, para obter esse êxito, é preciso a contratação de um excelente plano de hospedagem. Quando se trata de Cloud x Servidor Dedicado, por exemplo, é preciso entender, primeiramente, o que cada um tem a oferecer.

É comum que a empresa prestadora deste serviço de armazenamento seja a responsável por fornecer os recursos necessários não só para você armazenar, mas também para tráfego de dados, entre outras questões, para que seu negócio esteja presente também na internet.

Cloud Storage: Entenda o que é

Para compreender, por exemplo, qual é o tipo de servidor mais indicado para o seu negócio, separamos algumas dicas infalíveis para você. Até mesmo pelo fato de que esse pode ser um fator fundamental para que você chegue aos melhores resultados. Para começar, entre as várias modalidades disponíveis de hospedagem, essas duas se destacam: Cloud Server e Hospedagem Dedicada. Por isso, nosso artigo será totalmente dedicado a te ajudar a entender essa diferença entre Cloud X Hospedagem Dedicada.

Ao final você saberá direitinho qual delas vai ser melhor para o seu negócio. Portanto, leia tudo.

Cloud x Servidor Dedicado – Entenda a diferença

Para começar, o Servidor Dedicado nada mais é que uma solução de hosting. Nessa modalidade, todas as máquinas da empresa passam a ser parte do provedor de data center. Diante disso, podemos destacar que o servidor é totalmente dedicado à sua empresa. Isso é positivo, pois evita que haja necessidade de disputa pelo consumo de armazenamento e recursos entre você e as outras empresas. Justamente disso, vem o termo “dedicado”.

Esse tipo de servidor é bem mais recomendado que o modelo compartilhado, ainda mais quando se trata de ambiente para hospedar uma aplicação empresarial. Veja a seguir quais são os benefícios que o Servidor Dedicado trará para a sua empresa:

  • Não vai precisar se preocupar com a atualização do seu servidor;
  • Pode distribuir o funcionamento técnico é cuidado pelo fornecedor;
  • A configuração dos servidores fica por conta do fornecedor fornecedor;
  • Não há necessidade de investir na compra de equipamentos, basta expandir o contrato de serviço, se for preciso;
  • Diminui drasticamente a ociosidade e a obsolescência dos recursos de TI da sua empresa.

Cloud computing

Já no caso do Cloud Computing o servidor é um tanto quanto mais abrangente do que o servidor dedicado. Veja os benefícios:

  • Contratação “self service”, ou seja, o próprio cliente pode aumentar sua memória, processamento, armazenamento e tráfego sempre que houver necessidade;
  • Alta disponibilidade, podendo substituir automaticamente a queda de uma máquina por outra igualmente configurada, reduzindo, assim, o downtime;
  • Possibilita prever espelhamento de servidores em diferentes locais, analisando os diferentes caminhos de backup;
  • Beneficia o plano de recuperação de desastres da empresa.

Ou seja, é totalmente benéfico para a empresa investir no Cloud Computing e no Servidor Dedicado. Depende, somente, de uma avaliação interna para definir qual é o mais adequado.

Hardware – Cloud x Servidor Dedicado

Se tratando das diferenças entre Cloud e Servidor Dedicado, o mais notório é o Hardware. Nesse quesito, podemos destacar que os dados que estão na internet, sejam eles textos, fotos, vídeos ou aplicações realmente complexas, estão armazenados fisicamente em um lugar. Para isso, não se considera o fato do servidor ser um disco rígido simples ou um dispositivo de ultramoderno. O que deve ser avaliado é que o tempo todo haverá um meio físico para guardar os dados.

Diante dessa informação, conclui-se, que há uma diferença entre Cloud X Servidor Dedicado presente no modo como cada hardware é manipulado.

Por exemplo, quando você contrata um Servidor Dedicado, a contratante “aluga” esse um servidor. Esse aluguel pode ser do servidor inteiro, ou somente um bloco dele. Assim, não há chance de que outro cliente do serviço de hospedagem ocupe os servidores separados para você.

Por outro lado, diante da contratação de um Cloud Server, o armazenamento continua existindo. No entanto, nesse modelo, as máquinas responsáveis por guardar e realizar o tráfego não serão, de fato, as mesmas. Isso porque uma rede de servidores bem ampla ficará à disposição para oferecer hospedagem do serviço em questão. Podendo, assim, a localização física dessa hospedagem ser alterada sem que haja qualquer tipo de prejuízos aos clientes e usuários do sistema.

Portanto, percebemos que as diferenças entre utilizar máquinas totalmente dedicadas – Servidor Dedicado, e operar com hospedagem em nuvem – Cloud Computing, resultam reações e resultados distintos.

Downtime do Cloud x Servidor Dedicado

Tanto o serviço de Hospedagem Dedicada, quanto a hospedagem em Cloud Server contam com algo em comum. Ambas são bastante seguras em relação à ataques realizados contra clientes adjacentes. No entanto, devemos considerar que os servidores em nuvem apresentam uma ótima vantagem quando a questão é “downtime”.

Para entender melhor, você precisa saber que todos servidores são, de algum modo, vulneráveis. Porém, a hospedagem dedicada é, sem dúvida, muito mais robusta. Considerando isso, em caso de alguma falha, seja ela qual for, certamente haverá uma infeliz interrupção operacional. Neste caso, haverá com certeza um downtime que pode durar desde segundos até horas e dias de mau funcionamento.

Ao optar pela aquisição de um Cloud Server, considerando que as possibilidades de ataques continuam as mesmas, a vantagem da sua empresa é que nele existe a possibilidade de mover os recursos de um servidor físico para um outro servidor. Isso possível devido à escalabilidade que, caso um bloco de servidores seja comprometido, as funções são rapidamente assumidas por outro. Com isso, o downtime médio é, praticamente, inexistente.

Agora que você sabe tudo sobre Cloud x Servidor Dedicado, poderá escolher aquele que desempenhará melhor as funções de sua empresa. Essa é uma excelente alternativa para você que quer acompanhar a tecnologia e as vantagens que ela pode oferecer a você. Confira nesse outro artigo quais são as empresas de Cloud e Storage.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

Cloud X Servidor Dedicado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *