Armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage)
Com a grande quantidade de tecnologias disponibilizadas atualmente, chega a ser difícil conhecer tudo. Porém, alguns deles, como o armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage), ajudam, e muito, pessoas que precisam lidar com muitos documentos. Essas pessoas podem ser estudantes, universitários, empresários, enfim, aqueles que lidam diariamente com papéis importantes. Se você quer conhecer um pouco mais sobre esse serviço, basta ler o nosso artigo até o final e entender cada um dos tipos de Cloud Storage.
A primeira coisa que precisamos entender é que esses serviços de computação na nuvem estão sendo vistos pelos profissionais de diversos ramos como uma nova solução para companhias manterem os seus serviços de TI plenamente operacionais e integrados à internet. O armazenamento em nuvem, apesar de não ser tão usado, pode beneficiar empresas de pequeno, médio e grande porte. Todas as suas aplicações digitais se mostram úteis e práticas na hora de organizar o acervo de documentos da empresa.
Conheça as vantagens e desvantagens do Cloud Computing
Essa tecnologia ajudou bastante aqueles que são administradores de TI de grandes empresas e que trabalham a todo tempo buscando a possibilidade de integrar o armazenamento de dados na nuvem às suas políticas de trabalho que são desenvolvidas por eles. Devido a mudança, ficou mais fácil ter acesso a informações e tornar os registros digitais das corporações mais seguros e confiáveis.
Se você quer saber como usar o armazenamento de dados na nuvem e como essa funcionalidade funciona, acompanhe com a gente. Aqui você vai descobrir quais são os tipos de nuvens disponíveis e quais delas combina mais com o seu método,
O que é armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage)
Quando procuramos saber o que é Cloud Storage, chegamos a conclusão de este serviço pode ser visto como um exemplar de negócios onde uma estrutura é demandada para o armazenamento remoto de uma certa quantidade de informações. E essa espécie de armazenamento, pode ser contratada através de servidores. De modo geral, são companhias que trabalham no setor ou possuem seu próprio data center.
Todas as centrais cuidam para que os dados sejam devidamente sincronizados e estejam disponíveis para o usuário. Para conseguir o acesso, é preciso se conectar via internet utilizando uma interface ou aplicativo. Esse será seu controle remoto fora do ambiente em que o arquivo foi gerado e com ele que você consegue administrar seus arquivos na nuvem.
Hoje em dia temos três formas de trabalhar com a nuvem. Veja a seguir quais são elas:
Nuvem pública
Nesse caso, a estrutura de um só servidor ou conjunto, é compartilhada entre diversos usuários. Dessa forma, os custos de contratação e manutenção desse serviço acabam sendo menores.
É importante ressaltar que, nem por isso, as informações armazenadas serão públicas. Cada consumidor consegue visualizar somente os seus próprios conteúdos.
Nuvem privada
Nessa espécie, temos serviços de nuvem privada que fornecem um ambiente digital que será integralmente dedicado a um único usuário. Esse também pode ser o caso dos data centers que são criados e mantidos pelas companhias visando o armazenamento de seus próprios arquivos.
Nessa modalidade, destaca-se o maior controle sobre as configurações e os dados armazenados. Além disso, podemos analisar um custo mais elevado na manutenção, visto que toda a estrutura digital será utilizada por apenas uma empresa.
Nuvem híbrida
Como o próprio nome sugere, essa é a combinação da nuvem pública e privada. Visto isso, nessa categoria é possível combinar as melhores características tanto de um modelo, quanto do outro.
Quais os benefícios do armazenamento na nuvem
O armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage) vem sendo apontado, a todo tempo, como uma estratégia eficiente. Essa estratégia beneficia, principalmente, aqueles que estão em busca de minimizar os custos com o gerenciamento de informações digitais. Para você que ainda não conhece as vantagens, podemos destacar as seguintes situações:
Diminuição de custos
Esse é um quesito baseado em serviços de Cloud Storage público ou compartilhado. Ressalta-se que ao escolher o serviço, a empresa tem como resultado a diminuição de custos com armazenamento de arquivos.
Gestão de TI simplificada
Com o Cloud Storage os gestores de TI passam a possuir métodos de contratação muito mais simplificados. Notavelmente mais flexíveis, acabam por diminuir todas as chances de surpresas no final do mês, visto que a empresa só paga por aquilo que vai utilizar naquele período.
Maior mobilidade
Com a implantação do armazenamento na nuvem, passamos a ter acesso a dados em qualquer lugar. Precisa-se, apenas, ter uma conexão à internet. Tudo pode ser feito sem depender de sistemas de armazenamento portáteis que, em sua maioria, disponibilizam pouco espaço.
Aumento da segurança da empresa
A maioria das soluções de armazenamento remoto efetuam backups automáticos de todas as informações. Além disso, trabalham com métodos de criptografia incrivelmente avançados, diminuindo, assim os riscos à privacidade de cada usuário, bem como as chances de ser vítima de ataques virtuais.
Enfim, essas são as principais características que estão tornando o Cloud Storage mais popular. O seu uso está ultrapassando algumas barreiras e, com isso, ganhando mais visibilidade.
Vantagens do armazenamento de dados na nuvem
Com o armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage), você passa a ter um espaço maior disponível nos seus dispositivos para arquivos mais dinâmicos. Quer dizer, aqueles documentos, fotos, que não são de extrema importância, não tiverem a necessidade de ir para a nuvem, poderão ficar salvos no seu aparelho. Então, quanto mais você usar o seu armazenamento Cloud, mais espaço você vai ter para os documentos simples do cotidiano e não vai ter que se deparar com o aviso de: espaço insuficiente.
Outra vantagem muito importante nessa ferramenta é a segurança. Com seus arquivos seguros, você não precisa se preocupar com possíveis panes, por exemplo. Pois, se o seu computador estragar, o seu documento estará salvo na nuvem e intacto. Portanto, é muito relevante aprender a usar o serviço para conseguir tirar o máximo de proveito do serviço de Cloud Storage.
Para criar agora o seu login, escolha entre os três serviços mais usados no brasil atualmente, são eles: Dropbox, Google Drive e SkyDrive. Agora, basta fazer o seu cadastro e começar a usar seu armazenamento de dados na nuvem (Cloud Storage). Aproveite!